Topo

TSE da Guatemala determina data para eleições gerais do país

18/01/2019 16h12

Cidade da Guatemala, 18 jan (EFE).- A Guatemala vai às urnas no próximo dia 16 de junho para escolher os novos presidente, vice, 160 deputados, 20 representantes do Parlamento Centro-Americano (Parlacen) e integrantes de 340 câmaras municipais do país.

A data foi marcada pelo Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) nesta sexta-feira. Caso nenhum dos candidatos à presidência consiga mais de 50% dos votos, o segundo turno ocorrerá em 11 de agosto.

Na cerimônia de convocação das eleições, realizada no Teatro Miguel Ángel Asturias, na capital guatemalteca, foram convidadas cerca de 500 pessoas, entre representantes dos partidos políticos, da Justiça e da sociedade civil.

O presidente do TSE, Mario Aguilar, garantiu que o pleito será transparente e convocou a população a participar de forma maciça das eleições no próximo dia 16 de junho.

"O TSE pede aos cidadãos em geral, funcionários públicos, organizações civis, mercantis, políticas e candidatos, a participar deste evento com espírito cívico e conciliação nacional", disse.

Aguilar pediu que os guatemaltecos deixem as diferenças de lado para permitir a realização de uma eleição em nível de harmonia.

No decreto de convocação, o TSE também informa que, pela primeira vez, os guatemaltecos que vivem nos Estados Unidos poderão participar do pleito. Eles votarão apenas para presidente e vice-presidente, através de votação por urna eletrônica. EFE