Topo

França se prepara para mais um sábado de protestos dos "coletes amarelos"

19/01/2019 06h52

Paris, 19 jan (EFE).- As autoridades da França destacaram um grande desdobramento policial no país neste sábado, no 10º dia de protestos convocados pelo grupo chamado "coletes amarelos", que engloba o descontentamento contra o presidente Emmanuel Macron.

Cerca de 80 mil agentes foram mobilizados em toda a França, 5 mil deles somente em Paris, onde deve ser o principal palco dos protestos.

Os principais monumentos da capital estão rodeados por um grande dispositivo antidistúrbios para evitar que se repitam as imagens de confrontos e destruição do espaço público de jornadas anteriores.

A principal manifestação parisiense está prevista na Esplanada dos Inválidos, em frente ao túmulo de Napoleão Bonaparte, embora os "coletes amarelos" se caracterizam por não divulgar com antecedência os locais de manifestação.

Após uma queda do número de presentes, no sábado passado o movimento ganhou vigor, com aproximadamente 84 mil manifestantes em todo o país, segundo os números do Ministério do Interior.

Os atos de hoje serão os primeiros depois que Macron lançou um grande debate nacional, uma fórmula com a qual ele alega que as queixas dos cidadãos serão canalizadas através de diálogos em vez de protestos de rua.

No entanto, os autoproclamados porta-vozes dos "coletes amarelos" já desacreditaram esse debate nacional e apelaram para o aumento das manifestações. EFE