Topo

Oleoduto explode deixando pelo menos 20 mortos e mais de 70 feridos no México

19/01/2019 06h26

(Corrige nono parágrafo).

(Atualiza com número de mortos e nova explosão de duto).

Cidade do México, 19 jan (EFE).- Cerca de 20 pessoas morreram e mais de 70 ficaram feridas com a explosão de um oleoduto da Petróleos Mexicanos (Pemex) no estado de Hidalgo, informaram, neste sábado, as fontes oficiais.

"Atualização: até este momento, 71 pessoas ficaram feridas e 20 morreram. Continuamos implementando todas as medidas necessárias para atender os feridos e dar assistência aos familiares afetados", informou o governador do estado, Omar Fayad, pelo Twitter.

No estado de Queretaro, explodiu outro duto da Pemex no município de San Juan del Río, ontem à tarde, mas não há informações de mortos ou feridos.

Na tragédia do estado de Hidalgo, que também aconteceu na tarde de ontem, no município de Tlahuelilpan dezenas de pessoas aproveitavam o vazamento no local para transportar o combustível em baldes e vasilhas.

"Nos comunicaram este trágico acidente, onde há muitas pessoas queimadas, que estavam no local tentando coletar combustível que escapou por um vazamento", explicou o governador, em entrevista aos canais de televisão "Milenio" e "Foro TV".

O prefeito do município, Juan Pedro Cruz, disse aos jornalistas locais que o vazamento teve início às 17h (hora local), quando chegaram militares do Exército, que isolaram a área, mas não conseguiram controlar as cercas de 200 pessoas que invadiram o local e pegaram o combustível.

Cruz afirmou que os militares pediram aos moradores que deixassem a área, mas eles não prestaram atenção e acabou acontecendo a tragédia.

"Lamento muito a grave situação em Tlahuelilpan devido à explosão de um oleoduto. Estou em Aguascalientes e, desde que o diretor da Pemex e o Secretário de Defesa me informaram, dei instruções para controlar o incêndio e atender as vítimas", escreveu o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, em mensagem no Twitter.

Quando explodiu, o combustível criou uma espécie de barreira de fogo onde estava concentrada a grande parte das pessoas.

É nesta área, onde as autoridades acreditam que pode haver mais mortos, já que era o local onde havia mais combustível.

A Pemex, através de um comunicado, afirmou que funcionários especializados, em coordenação com autoridades de todos os níveis, cuidavam do incêndio, para aonde seguiu o titular da Secretaria de Segurança e Proteção do Cidadão (SSPC), Alfonso Durazo.

O acidente ocorreu em um momento em que vários estados mexicanos seguem com problemas de escassez de combustível, duas semanas após o início da crise, devido à persistente sabotagem de dutos da Pemex, que impede um restabelecimento total do fornecimento e que levou o governo a reforçar a segurança na região. EFE