Topo

Síria afirma ter repelido ataque de mísseis israelenses

20/01/2019 10h57

Cairo, 20 jan (EFE).- O exército da Síria afirmou que suas defesas antiaéreas repeliram neste domingo um ataque de mísseis lançados por aviões de guerra de Israel contra alvos ao sul de Damasco.

As defesas antiaéreas derrubaram "a maioria" dos mísseis disparados pelos aviões israelenses, segundo uma fonte militar citada pela agência oficial "Sana".

"Nossos meios de defesa antiaérea repeliram com grande eficácia uma agressão israelense que teve como alvo a região sul de Damasco, o que impediu que conseguissem atingir seus objetivos", afirmou a fonte do exército no comunicado.

Os veículos de imprensa oficiais sírios não ofereceram informações sobre se o ataque israelense produziu danos em alguma instalação.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH) informou que foram ouvidas "explosões violentas" no sul de Damasco pelo disparo dos projéteis do sistema de defesa do exército sírio para interceptar os mísseis lançados por aviões israelenses.

No último dia 11, Israel lançou um ataque similar contra um armazém no aeroporto internacional de Damasco e outros alvos nos arredores da capital síria.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, confirmou que o seu país bombardeou um armazém "com armas iranianas" situado no aeroporto de Damasco.

Nos últimos meses, Israel realizou vários ataques na Síria contra posições iranianas e da milícia libanesa Hezbollah, dois dos principais aliados do presidente sírio Bashar al Assad.

O governo sírio pediu à ONU a adoção de medidas para dissuadir Israel e evitar que esses ataques se repitam. Segundo a interpretação do regime sírio, os ataques de Israel têm como objetivo prolongar o conflito e elevar a moral dos terroristas. EFE