Topo

Suécia confirma reunião preparatória para cúpula entre Trump e Kim Jong-Un

20/01/2019 13h17

Berlim, 20 jan (EFE).- O Ministério das Relações Exteriores da Suécia confirmou a realização em Estocolmo de uma reunião de alto nível entre Estados Unidos e Coreia do Norte, com assistência da Coreia do Sul, com o objetivo de preparar a cúpula entre Donald Trump e Kim Jong-un prevista para o fim de fevereiro.

A reunião conta com a participação do sul-coreano Lee Do-Hoon, informou um porta-voz do ministério sueco, segundo o site de notícias "TT", que lembrou que o encontro na capital sueca esteve cercado de grande sigilo e que seu objetivo é preparar a próxima cúpula entre Trump e Kim, em um local que ainda não foi definido.

O encontro foi organizado pelo governo sueco e o Instituto Internacional de Estudos para a Paz de Estocolmo (Sipri, na sigla em inglês), acrescentou a fonte do ministério sueco.

Veículos de imprensa do país escandinavo já tinham antecipado a participação na reunião da diplomata Choe Son-Hui, pela parte norte-coreana, e de Stephen Biegun, dos EUA.

A Casa Branca anunciou na sexta-feira, após semanas de especulações, a realização "no fim de fevereiro" de um segundo encontro entre os presidentes americano e norte-coreano, mas sem concretizar a data nem o local.

O objetivo desta cúpula será avançar para o degelo nas relações bilaterais, paralisado pela falta de acordo sobre a desnuclearização e a assinatura de um tratado de paz entre as duas Coreias.

A notícia do próximo encontro aconteceu depois que Trump se reuniu na Casa Branca com o responsável de inteligência norte-coreano, Kim Yong-chol.

O diálogo entre os EUA e a Coreia do Norte ficou estagnado pouco depois da primeira cúpula em Singapura, realizada em junho de 2018, na qual os dois líderes concordaram em trabalhar para a desnuclearização da Coreia do Norte em troca de que Washington garantisse a sobrevivência do regime. EFE