Topo

Especialistas definem últimos detalhes para resgatar menino que caiu em poço

21/01/2019 19h15

Málaga (Espanha), 21 jan (EFE).- A equipe de resgate define nesta segunda-feira os últimos detalhes do plano para resgatar o menino de dois anos que caiu em um poço há oito dias na cidade de Totalán, na província de Málaga, no sul da Espanha.

A queda do pequeno Julen em um poço de 25 centímetros de diâmetro e 107 metros de profundidade, desencadeou uma operação de resgate sem precedentes pela envergadura e complexidade na Espanha.

As mais de 300 pessoas encarregadas de encontrar o menino fazem uma corrida contra o relógio que tem encontrado as mais diversas dificuldades ao longo de uma semana. Enquanto isso, a família, especialmente os pais, acompanhados por psicólogos, convivem com a angústia.

O presidente do Corpo de Bombeiros de Málaga, Francisco Delgado, explicou que foram revisados "todos os cenários possíveis" para haver "a resposta imediata para qualquer problema que possa surgir".

"Aqui não pode haver nada ao acaso, pelo contrário. Chegamos a uma parte crítica na qual temos que nos garantir ao máximo", ressaltou Delgado.

O representante dos bombeiros informou que continuam os trabalhos de perfuração de um túnel vertical paralelo ao poço, até agora com 53 metros de profundidade. O objetivo é chegar aos 60 metros, o que é dificultado pelo solo.

"Está lento, mas funcionando bem. Estão sendo feitos os trabalhos de manutenção", comentou Delgado, que não quis dar prazos para a finalização.

O próximo passo, após o túnel alcançar os 60 metros, será entubar a perfuração. Depois uma galeria de três metros será feita por uma equipe de mineradores. Na sequência, uma jaula especialmente criada para o resgate descerá aos mineradores. EFE