Topo

Ghosn diz que aceitará qualquer condição para deixar prisão pagando fiança

21/01/2019 00h28

Tóquio, 21 jan (EFE).- O brasileiro Carlos Ghosn, ex-presidente da Nissan, se comprometeu nesta segunda-feira a aceitar qualquer condição da Justiça do Japão para deixar a prisão pagamento fiança.

Em comunicado divulgado pela agência "Kyodo", Ghosn se compromete a permanecer no Japão e a oferecer garantias de que colaborará com as autoridades para convencer o tribunal a conceder o direito à fiança, que já foi uma vez rejeitado por um juiz japonês.

"Continuo preso no centro de detenção 64 dias depois de ser detido, sem data de libertação a vista", afirmou Ghosn na nota publicada por um porta-voz. "Prometo respeitar todas e cada uma das condições que o tribunal possa estabelecer", completou o executivo.

O primeiro pedido de fiança de Ghosn foi negado pela Justiça do Japão, que considerou que havia risco de fuga do brasileiro do país e destruição de provas por parte do acusado.

Apesar da negativa, a defesa entrou com uma nova solicitação, que deve ser julgada hoje, na última sexta-feira.

"Irei ao meu julgamento não só porque estou legalmente obrigado a fazê-lo, mas porque estou impaciente por ter a oportunidade de me defender. Não sou culpado do que me acusam e quero defender minha reputação no tribunal. Nada é mais importante do que isso para mim e para minha família", destacou Ghosn.

O executivo é acusado pela Promotoria de Tóquio de esconder das autoridades fiscais compensações milionárias que recebeu da Nissan e de violar a confiança da empresa por utilizar recursos da companhia para cobrir perdas pessoais no mercado financeiro.

Entre as condições que Ghosn estaria disposto a aceitar para ser libertado após pagamento de fiança estão a entrega de seu passaporte às autoridades, não se comunicar com testemunhas e se apresentar diariamente em um local determinado pela Promotoria de Tóquio.

O sistema judicial japonês permite que a defesa apresente tantos pedidos de fiança que desejar, mas os juízes do país não costumam conceder esse tipo de benefício aos acusados.

Os advogados de Ghosn projetam que o novo pedido será negado e acham que o cliente ficará seis meses preso, até o início de seu julgamento. EFE