Topo

Número de mortos em ataque à base do serviço secreto afegão chega a quase 100

21/01/2019 17h12

Cabul, 21 jan (EFE).- Cerca de 100 membros das forças de segurança do Afeganistão morreram nesta segunda-feira em um ataque dos talibãs contra uma base da principal agência de segurança afegã, o Diretório Nacional de Segurança (NDS, em inglês), recentemente construída no centro do país.

"De acordo com a informação que recebi, o número de mortos até agora aumentou para quase 100 pessoas", disse à Agência Efe Sardar Bakhtiar, membro do Conselho Provincial da província de Maydan-Wardak, onde ocorreu o ataque, que começou no início da manhã.

Segundo Bakhtiar, "além dos corpos que foram encontrados no início da manhã, mais de 60 corpos foram recuperados apenas entre a manhã e a tarde de debaixo das ruínas do edifício derrubado" após a detonação de um veículo cheio de explosivos.

"O número de mortos pode aumentar à medida que sejam encontrados mais corpos", acrescentou.

O chefe do departamento de Saúde Pública de Maydan-Wardak, Salim Asarkhil, havia afirmado anteriormente à Efe que o hospital provincial tinha recebido "40 vítimas do ataque, das quais 12 estavam mortas antes de chegar e as outras 28 estão feridas".

Asarkhil detalhou que entre os que foram transferidos ao hospital não há vítimas civis e que "quase todas pertencem às forças de segurança".

Por sua parte, o porta-voz do governador de Maydan-Wardak, Muhibullah Sharifzai, informou à Efe da morte de quatro terroristas envolvidos no atentado, um deles por causa da explosão e os outros três abatidos pelas forças de segurança.

Em nome dos talibãs, seu porta-voz, Zabihullah Mujahid, reivindicou a autoria do atentado, e horas depois, em um segundo comunicado, garantiu que no ataque "pelo menos 90 membros das forças de segurança morreram e até 100 ficaram feridos".

Mujahid disse que, depois que o primeiro terrorista detonasse um veículo cheio de explosivos dentro das instalações, outros dois fortemente armados entraram no edifício e mataram os que ainda estavam vivos em um ataque que se prolongou durante três horas.

Maydan-Wardak, situada ao sul de Cabul, compartilha fronteira com as instáveis províncias de Ghazni (sul) e Logar (leste) e tem uma importância estratégica para os insurgentes e para o governo afegão, já que serve como porta de passagem para o sul e o centro da nação asiática. EFE