Topo

Polícia norte-irlandesa ativa alerta de segurança em Derry dias após explosão

21/01/2019 14h19

Dublin, 21 jan (EFE).- A Polícia da Irlanda do Norte (PSNI) ativou nesta segunda-feira em Derry (noroeste) um alerta de segurança, dois dias depois da explosão nesta mesma cidade de um carro-bomba em uma ação atribuída a dissidentes do já inativo Exército Republicano Irlandês (IRA), que conformam agora o Novo Ira.

Segundo um porta-voz policial, as forças de ordem desdobraram cordões de segurança em diferentes zonas da cidade e evacuaram residentes do bairro de Creggan, de maioria católica-nacionalista.

O alerta foi decretado depois que a PSNI recebeu uma denúncia sobre o roubo de uma caminhonete em Creggan por três homens encapuzados, que "lançaram um objeto na parte traseira" desse veículo" antes de abandoná-lo, explicou a fonte.

O porta-voz também indicou que um quarto homem, de 50 anos, foi detido por supostamente ter relação com o atentado cometido no sábado com um carro-bomba.

Nenhuma pessoa ficou ferida pela explosão de sábado, ocorrida em Bishop Street, perto de um edifício da Justiça, o que obrigou a evacuar várias pessoas de um hotel e de um clube juvenil, de acordo com a PSNI.

Os suspeitos permanecem detidos em delegacias de Derry para serem interrogados durante um máximo de sete dias desde a detenção, conforme a lei antiterrorista britânica.

O Novo IRA é formado por três grupos terroristas que em julho de 2012 anunciaram que tinham unido suas forças para seguir com a luta armada e recolher o testemunho independentista do ex-braço paramilitar do partido Sinn Féin, conhecido também como IRA Provisório (PIRA), já inativo.

Este grupo armado, segundo as forças de segurança, se nutre principalmente de membros do IRA Autêntico (RIRA), que se separou do PIRA em 1997. EFE