Vice da Venezuela afirma que Pence está "convocando" golpe de Estado no país
Caracas, 22 jan (EFE).- A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, disse nesta terça-feira que as declarações de seu homólogo americano, Mike Pence, são um chamado aberto a um golpe de Estado no país e assegurou que o governo de Nicolás Maduro "não vai permitir" que os Estados Unidos interfiram nos seus assuntos.
"Hoje apareceu o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, convocando abertamente um golpe de Estado na Venezuela. Não vamos permitir que interfiram em nossos assuntos", afirmou Rodríguez em um discurso transmitido pela emissora estatal "VTV".
"Dizemos 'yankee go home', se ocupe dos assuntos dos Estados Unidos, que aqui há um governo que vai se ocupar da Venezuela", acrescentou.
Além disso, a vice-presidente sustentou a denúncia feita minutos antes pelo seu irmão, o ministro de Informação venezuelano, Jorge Rodríguez, que declarou que Pence ordenou atos violentos no país e assegurou que também incitou a criação de "falsos positivos" para as passeatas opositora que estão sendo preparadas para amanhã.
Jorge Rodríguez fez estas afirmações pouco depois da divulgação de um vídeo de Pence no qual chama de "ditador" o presidente Nicolás Maduro e, ao referir-se à passeata convocada pela oposição, diz ao povo da Venezuela: "Estamos com vocês".
A oposição venezuelana convocou passeatas para amanhã em rejeição ao segundo mandato de Maduro que sairão de diferentes pontos de Caracas, entre eles o bairro de Cotiza, onde ontem um grupo de militares se sublevou contra o governo.
O chavismo governante também convocou mobilizações em diferentes pontos da cidade, um dos quais na Avenida Nueva Granada no oeste, onde também se concentrará a oposição. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.