Topo

"Coletes amarelos" apresentam lista para concorrer nas eleições europeias

23/01/2019 17h07

Paris, 23 jan (EFE).- O movimento francês contestatário dos "coletes amarelos" apresentou nesta quarta-feira uma lista para concorrer nas eleições europeias de maio liderada por Ingrid Levavasseur, uma auxiliar de enfermagem de 31 anos.

Sob o nome de Reunião de Iniciativa Cidadã, cuja sigla RIC coincide com a de uma das suas principais reivindicações políticas, o referendo de iniciativa cidadã, sua proposta disse querer apresentar "respostas aos franceses que apoiam" o protesto há meses.

"O movimento social nascido no nosso país em 17 de novembro reflete a necessidade de transformar a raiva em um projeto político humano", destaca o seu comunicado.

A nota explicou que os seus "futuros" eurodeputados terão como missão principal servir de "porta-vozes dos cidadãos, que serão consultados ao longo de todo o mandato".

Com esse vínculo direto, o movimento considera que os cidadãos passarão a ser "atores da nova construção europeia".

"Queremos deixar de sofrer as decisões das instâncias europeias e os estatutos das castas de financeiros e tecnocratas, que esqueceram o principal: o humano, a solidariedade e o planeta", ressaltou.

Entre seus dez primeiros candidatos, que têm entre 29 e 53 anos de idade, há uma dona de casa, um comerciante, um contador, um jurista e conselheiro municipal e um funcionário público.

Os "coletes amarelos" começaram seus protestos em meados de novembro e o do sábado passado, o décimo consecutivo, terminou com uma participação menos numerosa e em clima mais pacífico.

Essa perda de energia coincide com o início do debate com o qual o presidente francês, Emmanuel Macron, quer oferecer respostas ao movimento, que no início reuniu nas ruas cerca de 280.000 pessoas em reivindicação por um maior poder aquisitivo. EFE