Topo

Extrema-direita alemã abandona ato de homenagem às vítimas do nazismo

23/01/2019 11h44

Berlim, 23 jan (EFE).- A maioria dos deputados do partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD, na sigla em alemão) deixaram nesta quarta-feira o parlamento regional da Baviera durante uma homenagem às vítimas do nazismo.

Os deputados do AfD tomaram essa decisão para protestar contra um discurso da presidente da Comunidade Israelita em Munique, Charlotte Knobloch, que tinha atacado diretamente o partido e pedido às outras legendas que defendessem a democracia.

"Hoje está aqui representado um partido que despreza nossos valores, minimiza os crimes dos nacional-socialistas (nazistas) e tem contatos com a extrema-direita", disse Knobloch.

"Essa chamada Alternativa para a Alemanha baseia sua política no ódio e na discriminação e - e isso não só para mim - não tem lugar dentro de nossa constituição democrática", acrescentou a presidente da Comunidade Israelita.

A presidente do parlamento da Baviera, Ilse Aigner, ressaltou por sua vez a responsabilidade comum dos alemães por sua história e disse que quem "é cego para o passado, também é cego para o futuro".

A deputada social-democrata Ruth Müller ressaltou em um tweet que os deputados do AfD só "suportaram" a homenagem às vítimas do nazismo durante 52 minutos.

"Os deputados do AfD suportaram a homenagem às vítimas do nazismo no parlamento bávaro por apenas 52 minutos e depois deixaram o plenário. Assim está bom, com os nazistas fora", disse Müller. EFE