Paraguai expressa seu "apoio" a Juan Guaidó como presidente da Venezuela
Assunção, 23 jan (EFE).- O presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, expressou nesta quarta-feira seu "apoio" a Juan Guaidó como "presidente encarregado da Venezuela", depois que o chefe do parlamento venezuelano anunciou que estava assumindo as competências do Executivo.
"O Paraguai expressa seu apoio ao presidente encarregado da Venezuela @jguaido. Contem conosco para abraçar de novo a liberdade e a democracia", escreveu Abo Benítez na sua conta do Twitter na cidade suíça de Davos.
Por sua parte, a chancelaria paraguaia anunciou que prepara um comunicado oficial "de reconhecimento e apoio ao Presidente Encarregado da República Bolivariana da Venezuela Juan Guaidó".
Abdo Benítez anunciou há duas semanas a ruptura das relações diplomáticas com a Venezuela e o fechamento da sua embaixada em Caracas em rejeição ao segundo mantado presidencial de Nicolás Maduro.
Já nesta terça-feira, durante um debate realizado em Davos, Abdo Benítez assegurou que seu governo reconheceria Guaidó como presidente venezuelano se assim decidisse esse órgão legislativo controlado pela oposição a Maduro.
"Nós reconheceríamos o senhor Guaidó como presidente, porque acredito que temos que enviar uma mensagem clara; que essa mensagem vai contribuir para o equilíbrio, e que, através desse equilíbrio, a consequência pode ser o grande diálogo", disse Benítez.
"Tudo o que contribua para a libertação da Venezuela vai ter o voto e o apoio da República do Paraguai", concluiu o chefe do Estado paraguaio em meio aos aplausos do público.
O Paraguai foi o primeiro membro do Grupo de Lima a romper relações diplomáticas com a Venezuela.
O presidente do parlamento venezuelano, Juan Guaidó, anunciou nesta quarta-feira que assumiu as competências do Executivo no marco do que chamou de luta contra a "usurpação" da presidência por parte de Maduro. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.