Topo

Trump adverte que "todas as opções estão sobre a mesa" em relação a Maduro

23/01/2019 20h09

Washington, 23 jan (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, advertiu nesta quarta-feira que "todas as opções estão sobre a mesa" para uma resposta de seu governo caso o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, não aceite entregar o poder ao chefe do Parlamento de maioria opositora, Juan Guaidó.

Durante um ato na Casa Branca, ao ser perguntado por jornalistas sobre se planeja uma ação militar na Venezuela, Trump disse ainda não ter um cenário específico em mente, mas não descarta nenhuma possibilidade.

"Não estamos considerando nada (em particular), mas todas as opções estão sobre a mesa", declarou.

Trump reconheceu hoje Guaidó como presidente interino legítimo da Venezuela poucos minutos depois de o próprio parlamentar se proclamar como novo chefe de governo, e países como Brasil, Canadá, Colômbia, Chile e Argentina o reconhecerem.

O presidente americano disse em agosto de 2017, pela primeira vez, que não descartava uma ação militar contra a Venezuela, e desde então o governo cogitou essa possibilidade, embora fontes da Casa Branca garantirem que jamais foi levada a sério a hipótese de uma invasão terrestre.

A breve declaração de Trump foi feita pouco antes de Maduro anunciar o rompimento das relações diplomáticas e políticas com o governo dos Estados Unidos e dar 72 horas para que os funcionários da embaixada americana em Caracas deixem o país.

O governo dos EUA não reagiu até agora a essa declaração de Maduro, mas Trump alertou hoje em comunicado que pode tomar novas medidas econômicas e diplomáticas contra a Venezuela. EFE