Topo

Trump anuncia que fará discurso do Estado da União na próxima terça-feira

23/01/2019 17h17

Washington, 23 jan (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira que fará o tradicional discurso sobre o Estado da União no Congresso na próxima terça-feira, como estava inicialmente previsto, ignorando assim um pedido de adiamento feito pela presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi.

"Não há problemas de segurança em relação ao discurso do Estado da União. Portanto, estarei honrando seu convite e cumprindo meu dever constitucional para entregar importantes informações ao povo e ao Congresso americano", disse Trump em carta enviada a Pelosi.

Além disso, Trump disse estar ansioso para ver Pelosi na noite da próxima terça-feira, ressaltando que seria "muito triste" para o país se o discurso do Estado da União fosse adiado.

A relação entre Trump e Pelosi está tensa nas últimas semanas, marcada por trocas de acusações e críticas, uma consequência da paralisação que mantém há mais de um mês 25% do governo americano sem funcionar plenamente.

Após a sugestão de Pelosi de adiar o tradicional discurso devido ao impasse e por questões ligadas à segurança do evento, Trump respondeu cancelando uma viagem da líder democrata ao Afeganistão.

Trump fez um discurso no fim de semana e propôs estender a duração de dois programas cancelados por ele próprio, o Ação Diferida para os Chegados na Infância (Daca) e o Status de Proteção Temporário (TPS) para refugiados estrangeiros, em troca dos US$ 5,7 bilhões exigidos por ele para construir o muro com o México.

O Senado deve votar amanhã duas propostas, uma democrata e outra republicana, para tentar solucionar a paralisação do governo. Sem orçamento, vários órgãos federais estão sem funcionar e 800 mil servidores não recebem salário desde o início da crise.

No entanto, os dois projetos têm poucas chances de avançar devido às divergências entre republicanos e democratas. EFE