PUBLICIDADE
Topo

Relatora da ONU investigará assassinato de Jamal Kashoggi na Turquia

25/01/2019 10h26

Genebra, 25 jan (EFE).- A relatora das Nações Unidas para execuções extrajudiciais, sumárias e arbitrárias, a francesa Agnes Callamard, fará uma investigação pelo assassinato do jornalista saudita Jamal Kashoggi no consulado da Arábia Saudita em Istambul, que começará com uma visita à Turquia na próxima semana.

Segundo as Nações Unidas anunciaram nesta sexta-feira em comunicado, Callamard visitará a Turquia de 28 de janeiro a 3 de fevereiro, liderando uma delegação que também incluirá a advogada Helena Kennedy e o médico legista Duarte Nuno Vieira.

A relatora "revisará e avaliará de uma perspectiva dos direitos humanos as circunstâncias que cercaram o assassinato de Kashoggi", afirmou a organização no comunicado.

Callamard deve informar sobre os resultados das investigações na sessão que o Conselho de Direitos Humanos da ONU realizará em junho.

As suspeitas indicam que Kashoggi, colunista do jornal americano "Washington Post" e abertamente crítico com a monarquia de seu país, foi assassinado e esquartejado por agentes sauditas em 2 de outubro do ano passado no consulado da Arábia Saudita em Istambul, um fato que gerou ampla condenação na comunidade internacional. EFE