PUBLICIDADE
Topo

Terremoto de 5,7 graus de magnitude sacode região norte do Japão

26/01/2019 07h53

Tóquio, 26 jan (EFE).- Um terremoto de 5,7 graus na escala Richter sacudiu neste sábado o norte de Japão, sem que as autoridades meteorológicas do país tenham ativado o alerta de tsunami nem informado sobre feridos ou danos materiais.

O tremor foi sentido às 17h23 (horário local, 6h23 de Brasília) a 30 quilômetros de profundidade e a cerca de 50 quilômetros do litoral da cidade portuária de Kuji, na província de Iwate, no nordeste do país, informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA).

O terremoto alcançou o nível 4 na escala japonesa, que vai até 7 e é mais focada em medir as áreas mais afetadas do que a intensidade do fenômeno. Esse nível só foi registrado no epicentro, Iwate, e em algumas áreas da província vizinha de Aomori.

O tremor, que também foi sentido com menor intensidade na região sul da ilha de Hokkaido, aconteceu pouco mais de três horas depois de outro tremor de 4,4 graus Richter ocorrido na cidade de Kumamoto, no sudoeste do país.

Este primeiro tremor aconteceu às 14h16 (3h16 de Brasília) a cerca de 10 quilômetros de profundidade na cidade de Kazumi e chegou ao nível 5 inferior na escala japonesa na cidade de Nagomi.

Este terremoto também não gerou alerta de tsunami nem feridos.

O Japão fica localizado sobre o chamado anel de fogo, uma das áreas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos com relativa frequência, por isso suas infraestruturas são especialmente desenhadas para suportar os tremores. EFE