Topo

Começa reunião da Internacional Socialista que abordará crise na Venezuela

28/01/2019 16h09

Santo Domingo, 28 jan (EFE).- O Conselho da Internacional Socialista (IS) iniciou nesta segunda-feira uma reunião de dois dias em Santo Domingo, na República Dominicana, na qual será discutida a grave crise na Venezuela, segundo o presidente para a América Latina e o Caribe da entidade, o chanceler dominicano, Miguel Vargas.

Embora o tema não faça parte da agenda oficial do evento, Vargas explicou à imprensa que este assunto será debatido e que "possivelmente" será emitida uma resolução nesse sentido.

"O tema da Venezuela sempre esteve na agenda da IS como esteve na da Organização de Estados Americanos e esteve agora no Conselho de Segurança da ONU", acrescentou.

Ao mesmo tempo, o chanceler dominicano apontou que na reunião serão abordados "todos os problemas de todas as regiões. Aqui estão presentes os cinco continentes e vão participar colocando as inquietações, sugestões e as recomendações aos temas que são relativos a cada uma das regiões".

Nesse sentido, afirmou que também será abordada a crise da Nicarágua e a de outros países "que passam por situações e problemas que são de interesse da IS".

No último dia 10, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, tomou posse do seu segundo mandato depois de eleições realizadas em maio de 2018, que não foram reconhecidas por boa parte da comunidade internacional.

O líder da Assembleia Nacional da Venezuela, Juan Guaidó, se autoproclamou na quarta-feira passada presidente do país, conseguindo um contundente apoio da maioria dos governos da América. EFE