Topo

Com 334 votos, Rodrigo Maia é reeleito para presidência da Câmara

01/02/2019 21h58

Brasília, 1 fev (EFE).- Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi reeleito nesta sexta-feira como presidente da Câmara dos Deputados, um cargo que ocupa desde 2016 e manterá pelo menos durante os dois primeiros anos do governo de Jair Bolsonaro.

Embora o DEM seja parte da base governista, Maia pertence a uma corrente do partido que não declarou apoio aberto ao atual presidente nas eleições de outubro do ano passado.

Maia foi reeleito para o cargo com uma arrasadora maioria de 334 votos entre os 513 deputados da Casa e venceu os outros seis candidatos.

Em segundo lugar ficou o deputado Fábio Ramalho (MDB-MG), com 66 votos, e, em terceiro, o deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ), com 50.

Maia, de 48 anos, está no seu sexto mandato consecutivo e antes das eleições de outubro chegou a cogitar a ideia de ser candidato à presidência do país.

No entanto, não obteve apoio do seu partido, que decidiu apoiar Geraldo Alckmin (PSDB) no primeiro turno, enquanto no segundo optou por Bolsonaro.

Embora Maia não tenha respaldado essa decisão, nos últimos meses se aproximou da base de Bolsonaro, que inicialmente o vinculou à "velha política" que diz combater, mas depois o aceitou entre os seus.

O fundamental para essa aproximação foi o decisivo apoio que Maia prometeu à profunda reforma da previdência que o governo de Bolsonaro pretende impulsionar.

Também nesta sexta-feira, o Senado elege seu novo presidente entre uma dezena de candidatos, entre eles Renan Calheiros, que já comandou a Casa duas vezes. EFE