Topo

Guaidó convoca manifestação na Venezuela para enviar mensagem ao mundo

01/02/2019 21h03

Caracas, 1 fev (EFE).- O líder do parlamento da Venezuela, Juan Guaidó, que há duas semanas se autoproclamou presidente em exercício e conta com o apoio de vários países, convocou os venezuelanos a marchar neste sábado em todo o território para enviar uma mensagem ao mundo no meio da crise política que assola o país.

As manifestações terão o objetivo de "levar uma mensagem à União Europeia (UE), não somente de agradecimento ao parlamento, mas também o chamado a todos esses países que muito em breve vão nos dar reconhecimento", disse Guaidó em um vídeo que divulgou na sua conta do Twitter.

As atividades de rua do sábado foram anunciadas há uma semana pela oposição e faz parte da rota proposta pelo parlamento, majoritariamente contrário ao governo, com a qual procura tirar Nicolás Maduro do poder, por considerar que conquistou sua reeleição em pleitos questionados.

No vídeo, Guaidó pede aos venezuelanos que sigam pressionando pela mudança de governo com atividades de rua e mantenham-se atentos às mensagens divulgadas pelos deputados que respaldam esta tentativa de gerar uma transição política.

Em Caracas, a marcha partirá de vários pontos e chegará a uma área do leste, onde a oposição sempre foi majoritária, e espera-se que ali o líder do parlamento faça um discurso.

O chavismo também prevê uma grande manifestação em Caracas no sábado para respaldar a continuidade da chamada revolução bolivariana, no poder desde 1999, assim como a legitimidade de Maduro. EFE