Topo

Número de mortos em Brumadinho sobe para 115; 248 estão desaparecidos

01/02/2019 20h46

Rio de Janeiro, 1 fev (EFE).- O número de mortos na tragédia provocada após o rompimento de uma barragem da Vale na cidade de Brumadinho subiu para 115 e o de desaparecidos chegou a 248, segundo balanço divulgado nesta sexta-feira pela Defesa Civil.

O coordenador-adjunto da Defesa Civil em Minas Gerais, Flavio Godinho, explicou em entrevista coletiva que as equipes de resgate encontraram cinco corpos hoje. Além disso, dez nomes foram incluídos na lista de desaparecidos pela Vale, que fez uma verificação na relação de possíveis vítimas e atualizou as informações.

Segundo o último balanço, as autoridades conseguiram localizar 395 pessoas com vida na região afetada pelo mar de lama que destruiu a região de Brumadinho. Além disso, dos 115 mortos, 71 foram identificados.

A tragédia ganhou nova dimensão hoje após o vazamento de imagens gravadas pelas câmaras de segurança do complexo de mineração da Vale em Brumadinho. Os vídeos mostram o momento exato em que a lama destrói a barragem 1 e avança sobre pessoas que tentam fugir.

O porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, tenente Pedro Aihara, explicou que a Vale disponibilizou essas imagens para as autoridades no dia da tragédia. No entanto, elas não foram divulgadas para evitar pânico entre a população.

"Desde o primeiro dia usamos essas imagens para fazer cálculos, entender o comportamento da lama e tentar identificar para onde os veículos e estruturas foram arrastados, mas não decidimos não divulgá-las para não provocar pânico, já que na época havia risco de outras barragens se romperem", explicou Aihara.

Aihada ainda afirmou que a análise dos vídeos permitiu que as equipes de resgate calculassem que a velocidade inicial do mar de lama foi de até 80 km/h. Segundo ele, as buscas de vítimas continuarão por tempo indeterminado, apesar da expectativa de encontrar cada vez menos corpos pela dificuldade de acesso. EFE