Senado suspende sessão e adia escolha do presidente para sábado
Brasília, 1 fev (EFE).- O Senado suspendeu na noite desta sexta-feira a sessão que definiria o novo presidente da Casa, após acaloradas discussões sobre os trâmites da votação, o que ficou para ser resolvido neste sábado.
A confusão começou com recusa do senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) - que dirigia a sessão na sua condição de membro da anterior Mesa Diretora, apesar de ser candidato à presidência do Senado - a entregar essa responsabilidade a outro parlamentar.
Alcolumbre tentou impor uma votação aberta e não secreta, como é tradição no Senado, o que suscitou uma discussão que parecia interminável, razão pela qual a sessão foi finalmente suspensa e convocada novamente para este sábado.
À frente da sessão, Alcolumbre chegou a realizar uma consulta simbólica ao plenário, na qual a votação aberta foi aprovada por 50 parlamentares, enquanto apenas dois se manifestaram contra.
No entanto, os partidários da votação secreta não reconheceram o resultado e exigiram que Alcolumbre, que é um dos oito candidatos à presidência do Senado, passasse a condução da sessão ao senador José Maranhão (MDB-PB), o mais velho da Casa.
Um dos favoritos para a presidência do Senado, Renan Calheiros (MDB-AL), e declarado defensor da votação secreta, foi quem deu o primeiro passo a favor da suspensão da sessão, o que, segundo fontes políticas, pode lhe permitir ganhar tempo e ganhar apoios para que a votação não seja aberta. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.