Senador convida mãe e filha separadas na fronteira para discurso de Trump
Washington, 1 fev (EFE).- O senador democrata Jeff Merkley anunciou nesta sexta-feira que convidou uma mãe e sua filha guatemaltecas, que foram separadas na fronteira com o México no ano passado, ao discurso do Estado da União que o presidente americano, Donald Trump, fará no Congresso na próxima terça-feira.
"Convidei Albertina e Yakelin porque temos que dar testemunho do sofrimento que essa política cruel infligiu e assegurar-nos que nunca volte a acontecer algo assim nos Estados Unidos", declarou Merkley em comunicado.
A divisão de famílias na fronteira foi resultado da política de "tolerância zero" que o governo americano começou a implementar oficialmente em abril do ano passado e que o levou a processar criminalmente os adultos que chegavam irregularmente ao país, o que originou a separação de cerca de 3.000 crianças.
"Esta política de separação de crianças veio de um lugar obscuro e maligno do coração deste governo", acrescentou Merkley, que representa o estado do Oregon.
As guatemaltecas Albertina Contreras e sua filha Yakelin García, de 11 anos, foram separadas durante quase dois meses após tentar entrar de maneira irregular nos EUA ao atravessar um rio fronteiriço, de acordo com o escritório de Merkley.
"Foi realmente terrível quando me afastaram da minha mãe, porque não tinha ideia de que iam nos separar. Ela me dizia para que fosse forte e que tivesse fé e que logo estaríamos juntas outra vez. (...) Não podia parar de chorar e chorar", relatou Yakelin, segundo a nota do senador.
A menina guatemalteca se dirigiu a Trump e lhe pediu que deixe de afastar as crianças dos seus progenitores, porque é "difícil demais" perder os pais "dessa maneira".
Trump se dirigirá na terça-feira a ambas câmaras do Congresso e, posteriormente, o Partido Democrata dará sua resposta, que será pronunciada em espanhol pelo procurador-geral da Califórnia, Xavier Becerra, e em inglês pela ex-candidata ao governo da Geórgia, Stacey Abrams. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.