Senador democrata Booker anuncia pré-candidatura para eleições de 2020
Washington, 1 fev (EFE).- O senador democrata Cory Booker anunciou nesta sexta-feira sua pré-candidatura para as eleições presidenciais de 2020, e se une ao nutrido grupo de candidatos progressistas que buscam enfrentar o presidente dos Estados Unudos na disputa, o republicano Donald Trump.
Booker, que é negro e tem 49 anos, é senador por Nova Jersey desde 2013.
"Juntos, canalizaremos nossas dores comuns em propósito comum", afirmou no vídeo de lançamento da sua campanha.
Espera-se que nas próximas semanas Booker inicie uma excursão pelos estados de New Hampshire, Iowa e Carolina do Sul, onde serão realizadas as primeiras primárias para escolher o candidato democrata.
"Acredito que podemos construir um país onde ninguém seja esquecido, ninguém seja deixado para trás (...) Onde vejamos as caras de nossos líderes na televisão e sintamos orgulho, não vergonha", ressaltou.
Booker, que foi considerado como possível candidato à vice-presidência em 2016 junto com a candidata democrata Hillary Clinton, se soma à disputa de seu partido na qual já figuram senadoras como Elizabeth Warren, Kamala Harris e Kirsten Gillibrand e o ex-secretário de Habitação, Julián Castro.
Outras figuras democratas sobre as quais especula-se a possível candidatura são o também senador independente Bernie Sanders, o principal rival de Clinton nas passadas primárias; o ex-vice-presidente Joe Biden e o ex-congressista pelo Texas Beto O'Rourke.
O ganhador das primárias democratas enfrentará previsivelmente Trump, que já anunciou a intenção de tentar a reeleição. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.