Suécia destinará US$ 7,2 milhões em ajuda humanitária à Venezuela
Copenhague, 1 fev (EFE).- A Agência de Cooperação e Desenvolvimento Internacional da Suécia (Sida, na sigla em inglês) anunciou nesta sexta-feira que destinará uma verba de 65 milhões de coroas suecas (US$ 7,2 milhões) para ajuda humanitária à Venezuela.
Os destinatários serão venezuelanos com necessidades tanto em seu país como na Colômbia e a ajuda será canalizada através do Comitê Internacional da Cruz Vermelha e das organizações humanitárias de Ajuda aos Refugiados (Noruega) e Ação Contra a Fome.
A ajuda consistirá em comida e iniciativas sanitárias como programas de vacinação, além de apoio psicossocial e jurídico aos venezuelanos que tentam se estabelecer em outros países.
As autoridades suecas assinalaram que a situação política na Venezuela provocou uma crise humanitária "de longa duração" e que os desafios são "grandes", já que a hiperinflação provocou escassez e problemas no funcionamento das instituições.
"Nove em cada dez hospitais têm falta de remédios e outros materiais hospitalares, e só uma de cada dez urgências, salas de cirurgia e unidades de tratamento intensivo funcionam. Doenças contagiosas antes infrequentes como sarampo, malária e difteria ressurgiram", afirmou a Sida em comunicado.
A agência sueca enfatizou que sua atuação responde ao pedido das Nações Unidas para aumentar a ajuda à Venezuela.
"Há um risco de que, com grande probabilidade, a situação piore. A Sida acompanha a situação com atenção e está pronta para aprovar apoio adicional mais adiante", diz o comunicado da agência. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.