Topo

Suécia destinará US$ 7,2 milhões em ajuda humanitária à Venezuela

01/02/2019 09h07

Copenhague, 1 fev (EFE).- A Agência de Cooperação e Desenvolvimento Internacional da Suécia (Sida, na sigla em inglês) anunciou nesta sexta-feira que destinará uma verba de 65 milhões de coroas suecas (US$ 7,2 milhões) para ajuda humanitária à Venezuela.

Os destinatários serão venezuelanos com necessidades tanto em seu país como na Colômbia e a ajuda será canalizada através do Comitê Internacional da Cruz Vermelha e das organizações humanitárias de Ajuda aos Refugiados (Noruega) e Ação Contra a Fome.

A ajuda consistirá em comida e iniciativas sanitárias como programas de vacinação, além de apoio psicossocial e jurídico aos venezuelanos que tentam se estabelecer em outros países.

As autoridades suecas assinalaram que a situação política na Venezuela provocou uma crise humanitária "de longa duração" e que os desafios são "grandes", já que a hiperinflação provocou escassez e problemas no funcionamento das instituições.

"Nove em cada dez hospitais têm falta de remédios e outros materiais hospitalares, e só uma de cada dez urgências, salas de cirurgia e unidades de tratamento intensivo funcionam. Doenças contagiosas antes infrequentes como sarampo, malária e difteria ressurgiram", afirmou a Sida em comunicado.

A agência sueca enfatizou que sua atuação responde ao pedido das Nações Unidas para aumentar a ajuda à Venezuela.

"Há um risco de que, com grande probabilidade, a situação piore. A Sida acompanha a situação com atenção e está pronta para aprovar apoio adicional mais adiante", diz o comunicado da agência. EFE