Taiwan deixará de usar energia nuclear até 2025
Taipéi, 1 fev (EFE).- O governo de Taiwan e a empresa gestora se negaram a estender a vida das usinas nucleares ou reativar uma fechada, apesar de a população ter recusado em referendo o plano das autoridades de fechar todas antes de 2025.
A estatal Taipower descartou nesta sexta-feira tanto a ampliação da vida das três usinas nucleares ativas quanto a reativação da Quarta Usina Nuclear, fechada desde 2015. A Taipower disse que é impossível reativar a Quarta Usina em três anos, como alguns afirmam, já que a tarefa levaria de seis a sete anos. A empresa também argumentou que alguns componentes dos reatores não são mais fabricados e, devido a uma resolução parlamentar de 2018, é obrigada a retirar da usina todas as barras de combustível nuclear até final de 2020.
As declarações da Taipower reforçam outras feitas ontem pelo ministro da Economia, Shen Jong-chin, que afirmou que "não estenderá a vida nem reativará usinas nucleares devido a dificuldades objetivas e subjetivas". O governo taiuanês planejava fechar todas as usinas nucleares da ilha até 2025, mas a população rejeitou esse plano em um referendo realizado em 24 de novembro do ano passado. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.