Topo

Assinatura da minuta do acordo de paz para República Centro-Africana é adiada

03/02/2019 20h06

Cartum, 3 fev (EFE).- O porta-voz do Ministério de Relações Exteriores do Sudão, Abu-Bakr Al-Siddiq, anunciou neste domingo que foi adiada para terça-feira a assinatura da minuta do acordo de paz entre o governo da República Centro-Africana e 14 grupos armados.

Em entrevista coletiva, ele apenas informou que a assinatura, que estava prevista para hoje, teve a data alterada, mas não deu detalhes sobre os motivos.

O chefe da delegação sudanesa nas negociações, Ata Al Mannan Bakhit, disse ontem que a minuta do pacto seria assinada neste domingo em Cartum e que a versão final do acordo seria firmada na próxima quarta-feira em Bangui, a capital do República Centro-Africana.

O comissário da União Africana para a Paz e Segurança, Smail Chergui, qualificou o acordo como "uma grande conquista", de acordo com a agência de notícias estatal sudanesa "Sunna".

"É a primeira vez que os líderes de 14 grupos armados se reúnem com o governo de Bangui", ressaltou Chergui.

O governo da República Centro-Africana e os opositores anunciaram no sábado que tinham alcançado o acordo em uma ronda de contatos que se prologou por mais de uma semana em Cartum a fim de acabar com a crise do país, atingido pela violência desde 2013.

Em 2019, de acordo com o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários, 2,9 milhões de pessoas vão precisar de assistência humanitária no país, o que representa mais de 63% de uma população. EFE