Topo

Centros de votação abrem em El Salvador para escolha de novo presidente

03/02/2019 12h26

São Salvador, 3 fev (EFE).- Os centros de votação de El Salvador abriram as portas neste domingo às 7h local (10h, em Brasília) para a realização das eleições presidenciais, nas quais os cidadãos elegerão o novo governante do país nos próximos 5 anos.

Nas eleições concorrem Hugo Martínez, pelo governante Frente Farabundo Martí para a Libertação Nacional (FMLN); Carlos Calleja, com a Aliança Republicana Nacionalista (Arena); Nayib Bukele, da Grande Aliança pela União Nacional (GANA), e Josué Alvarado, com o partido Vamos, de recente fundação.

Trata-se da sexta eleição presidencial desde o término da Guerra Civil (1980-1992), na qual mais de 5,2 milhões de salvadorenhos escolherão o sucessor de Sánchez Cerén, o primeiro ex-comandante guerrilheiro que governou o país e que deixará o Executivo em 1 de junho.

O presidente do Supremo Tribunal Eleitoral (TSE), Julio Oliveira, fez uma chamada aos salvadorenhos para que votem "desde cedo" com "otimismo, alegria e verdadeiro espírito de patriotismo".

Oliveira afirmou que os cidadãos "podem votar com tranquilidade, porque 23,3 mil policiais, com o apoio de 15 mil membros do Exército, farão a segurança dos salvadorenhos que desejam exercer seu direito" de voto.

Mais de 23 mil agentes se encarregarão de garantir a segurança dos 5,2 milhões de salvadorenhos convocados para votar em 1.595 centros eleitorais distribuídos pelos 14 departamentos do país.

A jornada eleitoral terminará às 17h local (20h, em Brasília), momento em que começará a apuração de votos.

Em El Salvador, as eleições presidenciais são realizadas a cada 5 anos, enquanto as legislativas e municipais são convocadas a cada 3 anos. EFE