Escritor é assassinado a tiros diante de sua casa no Iraque
Bagdá, 3 fev (EFE).- O romancista iraquiano Alaa Mashzoub foi assassinado ontem por desconhecidos diante de sua casa na cidade de Karbala, ao sul de Bagdá, em um fato que causou indignação na comunidade literária neste domingo.
O escritor, de 50 anos, recebeu "mais de dez" tiros em um ataque cometido por desconhecidos, segundo disse à Agência Efe o comandante da polícia de Karbala, Abdel Abbas Mohammed.
A polícia abriu uma investigação en torno do assassinato, que não foi reivindicado por nenhum grupo, segundo acrescentou o comandante.
A União Geral de Escritores informou que Mashzoub foi assassinado em plena luz do dia, depois de sair de uma reunião semanal desta associação.
A associação culpou as autoridades iraquianas pela "incapacidade de manter a segurança pública" e de "proteger os escritores".
Mashzoub, nascido em 1968, publicou dez romances, entre elas "O caos da nação", em 2004, que foi selecionado como um dos melhores livros da Feira do Livro de Abu Dhabi.
O autor, que também publicava artigos em vários jornais, costumava ser crítico com os partidos políticos religiosos e defendia as liberdades civis.
O Ministério de Cultura afirmou em comunicado que Mashzoub era "um dos mais distintos criadores e literatos" do Iraque.
A ONG Centro do Golfo para os Direitos Humanos condenou o crime e considerou que se soma a uma série de assassinatos de jornalistas, bloggers, defensores dos direitos humanos e advogados "que continuam valentemente trabalhando apesar dos riscos de violência". EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.