Governo iemenita e rebeldes houthis se reúnem em embarcação da ONU
Sana, 3 fev (EFE).- O Governo iemenita e os rebeldes houthis se reuniram neste domingo a bordo de uma embarcação da ONU no litoral de Al Hudaydah para discutir a retirada das tropas da cidade no marco do acordo de cessar-fogo alcançado em dezembro, informou a televisão governamental.
A reunião aconteceu no navio "Vos Apollo", pertencente ao Programa Mundial de Alimentos, na presença do general aposentado holandês Patrick Cammaert, o chefe da equipe da ONU que supervisiona o cessar-fogo.
A reunião aconteceu no navio a pedido da ONU depois que ambos os grupos não entraram em acordo sobre o local de encontro, segundo a televisão.
Esta é a terceira reunião conjunta do comitê que coordena a retirada de combatentes de Al Hudaydah, onde em 18 de dezembro as duas partes anunciaram um cessar-fogo que foi sendo rompido de maneira habitual.
Ambos os lados se acusaram mutuamente de violar os termos da cessação das hostilidades e alcançaram poucos avanços em outros pontos do acordo alcançado na reunião que mantiveram na Suécia em dezembro.
O acordo inclui a retirada dos dois grupos da cidade estratégica e a troca de milhares de prisioneiros.
A ONU tem desdobrados 20 observadores, que se ampliarão a 75 por um período de seis meses, segundo acordou neste mês o Conselho de Segurança.
A reunião de hoje coincidiu com a morte do chefe adjunto do Estado Maior militar do Iêmen, o general Saleh al Zindani, por causa dos ferimentos sofridos há três semanas em um ataque com um drone contra a cúpula militar deste país, informou a televisão oficial.
Al Zindani, que morreu em um hospital de Abu Dhabi no qual estava internado, é o segundo militar de alta categoria que falece por esse ataque, realizado pelos rebeldes houthis em 10 de janeiro.
O outro morto é o chefe da Inteligência Militar do Exército iemenita, o general de brigada Mohammed Salih Tamah. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.