Macron planeja convocar referendo sobre funcionamento das instituições
Paris, 3 fev (EFE).- O presidente da França, Emmanuel Macron, planeja convocar um referendo sobre o funcionamento das instituições, uma das principais reivindicações do movimento "coletes amarelos", informou neste domingo o jornal "Le Journal du Dimanche".
Segundo a publicação, Macron deseja realizar esta consulta em 26 de maio, no dia das eleições europeias, vistas como a primeira grande prova de seu mandato presidencial, que foi bastante atingido pelas crises política e institucional que nasceu com o calor do movimento dos "coletes amarelos".
A decisão, no entanto, ainda não está 100% tomada, avisou a ministra de Assuntos Europeus, Nathalie Loiseau, em entrevista ao canal "RTL".
Macron "não exclui nenhuma possibilidade, mas ainda não tomou uma decisão final a respeito", esclareceu Loiseau.
Esta consulta popular ocorreria depois do longo debate nacional proposto pelo próprio presidente, que percorre nestes meses a França para ouvir dos municípios o que esperam da fiscalidade, da organização do Estado, da transição ecológica e da democracia e dos cidadãos.
O "Le Journal du Dimanche" especulou que poderá haver algumas perguntas entre as quais estariam incluídas as referentes ao funcionamento das instituições.
Uma delas abordaria, por exemplo, se é conveniente reduzir o atual número de parlamentares, uma das principais exigências dos "coletes amarelos". EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.