Topo

Urnas são fechadas e começa apuração na eleição presidencial em El Salvador

03/02/2019 23h00

São Salvador, 3 fev (EFE).- O Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) de El Salvador deu por concluído neste domingo o pleito presidencial no país com o fechamento oficial dos centros de votação às 17h07 locais (22h07 em Brasília), dando início à apuração de votos após um dia marcado pela baixa participação e no qual o processo eleitoral transcorreu com tranquilidade.

Nas eleições de hoje, os eleitores votaram para escolher quem será seu presidente nos próximos cinco anos, em substituição do atual líder, Salvador Sánchez Cerén, o primeiro ex-comandante guerrilheiro a governar o país centro-americano.

Disputaram as eleições os candidatos Hugo Martínez, da Frente Farabundo Martí para a Libertação Nacional (FMLN); Carlos Calleja, com a Aliança Republicana Nacionalista (Arena); Nayib Bukele, da Grande Aliança pela União Nacional (GANA) e Josué Alvarado, do partido Vamos, fundado recentemente.

A jornada eleitoral teve início às 7h locais (11h em Brasília) terminou após 10 horas nas quais, segundo o órgão regulador do pleito, prevaleceram a calma e a tranquilidade, com incidentes isolados.

O pleito, para a qual mais de 5,2 milhões de pessoas estavam aptas a votar, é o sexto em El Salvador desde o fim da Guerra Civil (1980-1992). EFE