Espanha reconhece Juan Guaidó como presidente "encarregado" da Venezuela
Madri, 4 fev (EFE).- O presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, anunciou nesta segunda-feira que reconhece oficialmente o presidente da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, como "presidente encarregado" da Venezuela.
Sánchez também revelou sua intenção de promover no seio da União Europeia e das Nações Unidas um plano de ajuda humanitária para atenuar urgentemente a grave crise na Venezuela.
O governo da Espanha tinha dado um prazo de oito dias ao presidente venezuelano, Nicolás Maduro, para que convocasse eleições livres, democráticas e transparentes e, caso contrário, reconheceria Guaidó.
A legitimidade de Guaidó, segundo Sánchez, deriva do seu cargo de presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, após eleições democráticas.
Este reconhecimento tem um objetivo claro, do ponto de vista do chefe do Governo espanhol: "convocar eleições livres, democráticas, com garantias e sem exclusões" no menor prazo de tempo possível.
"A Venezuela tem que ser dona do seu próprio destino", afirmou Sánchez.
A proposta de dar um prazo de oito dias a Maduro para a convocação de eleições foi compartilhada por, entre outros países, França, Alemanha e Reino Unido.
Várias capitais europeias - como Paris, Estocolmo e Londres - também reconheceram hoje Guaidó como presidente da Venezuela, e espera-se que também o façam Alemanha e outros países da União Europeia.
Sánchez defendeu hoje o multilateralismo como "indispensável" para a resolução dos conflitos, e neste sentido, defendeu seu trabalho para conseguir uma postura comum no bloco europeu, assim como suas conversas com os países latino-americanos. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.