Topo

Guaidó designará representantes diplomáticos da Venezuela na Europa amanhã

04/02/2019 19h12

Caracas, 4 fev (EFE).- O presidente da Assembleia Nacional da Venezuela (parlamento), Juan Guaidó, que se autoproclamou presidente interino do país, disse nesta segunda-feira que amanhã designará representantes diplomáticos nos países da Europa que o apoiaram.

"Amanhã haverá uma segunda rodada de designações", disse Guaidó ao ser questionado sobre novas designações após ser reconhecido como presidente interino por 19 países da União Europeia (UE).

O opositor manifestou "profundo agradecimento" a essa lista de países, composta por Espanha, Portugal, Alemanha, Reino Unido, Dinamarca, Holanda, França, Hungria, Áustria, Finlândia, Bélgica, Luxemburgo, República Tcheca, Letônia, Lituânia, Estônia, Polônia, Suécia e Croácia.

No dia 29 de janeiro, Guaidó apresentou diante do Parlamento documentos solicitando a designação de diplomatas em dez países nos quais tinha sido reconhecido como presidente.

Guaidó nomeou embaixadores na Argentina, Estados Unidos, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Honduras, Panamá, Peru e para o Grupo de Lima.

A autoproclamação como presidente interino ocorreu no dia 23 de janeiro, por considerar ilegítima a posse de Nicolás Maduro, que foi reeleito em um pleito visto pela oposição como "fraudulento" devido à inabilitação dos principais partidos e líderes opositores, entre outras críticas.

A decisão de Guaidó de assumir o comando do país interinamente se sustenta em três artigos da Constituição venezuelana (233, 333 e 350), que alegam que o Poder Executivo recai sobre o chefe do Parlamento até que sejam convocadas novas eleições. EFE