Topo

Holanda reconhece Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela

04/02/2019 10h26

Haia, 4 fev (EFE).- O governo da Holanda reconheceu nesta segunda-feira Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela até a convocação de novas eleições presidenciais, e se soma assim a outros países da União Europeia (UE).

Em comunicado, o ministro das Relações Exteriores da Holanda, Stef Blok, explicou que, "após expirar o ultimato feito a (o presidente venezuelano, Nicolás) Maduro em 26 de janeiro" para que convocasse eleições "livres, transparentes e democráticas", o governo holandês cumpre agora com sua advertência e reconhece Guaidó como presidente interino da Venezuela.

Segundo Blok, essa postura tem como objetivo "proporcionar ao povo venezuelano seu direito constitucional" de participar de um "processo eleitoral justo, livre e democrático, adaptado o máximo possível aos padrões internacionais".

O reconhecimento de Guaidó como presidente interino da Venezuela "não implica a obrigação legal de romper relações diplomáticas" com o país, disse o ministro, que especificou que "continuará mantendo" tratos em nível diplomático e consular com "os representantes de Maduro porque são eles quem têm a autoridade efetiva nas mãos".

Espanha, França, Reino Unido, Alemanha, Suécia e Áustria também reconheceram hoje Guaidó como presidente da Venezuela.

A Holanda acompanha de perto os eventos na Venezuela porque o país sul-americano fica a quilômetros das ilhas de Aruba, Curaçao e Bonaire, territórios do Reino dos Países Baixos no mar o Caribe. EFE