Topo

Maduro recusa apoio humanitário e diz que oposição precisa de "ajuda mental"

Getty Images
Imagem: Getty Images

04/02/2019 15h45

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, voltou a criticar nesta segunda-feira (4) os pedidos de apoio humanitário para seu país e disse que a oposição, que impulsiona estes pedidos de assistência, precisa de "ajuda mental".  A venezuela enfrenta uma severa crise econômica que ocasiona escassez de alimentos e remédios.

"Não se pode fazer à Venezuela uma promessa falsa de uma suposta ajuda humanitária, é preciso convocar a Venezuela ao trabalho, à produção, ao crescimento da nossa economia, não somos mendigos de ninguém", disse Maduro em um ato com militares no estado de Aragua e transmitido pela televisão.

Nesse sentido, indicou que o país pode resolver seus problemas com esforço e com trabalho e pediu que se ignore o "show ruim e barato" da oposição, que, liderada pelo chefe do parlamento, Juan Guaidó - que se autoproclamou como presidente em exercício -, impulsiona a ajuda humanitária junto a outros países.

Segundo Maduro, a oposição, a qual tachou de "oligarquia", necessita de "ajuda mental para saber se lhes resta alguma dignidade para enfrentar aqueles que "do norte nos tratam e nos maltratam com ordens e contra-ordens".

No sábado, Guaidó, que baseia suas ações nos artigos 233, 333 e 350 da Constituição por considerar Maduro ilegítimo ao ter sido eleito em pleitos assinalados como "fraudulentos", anunciou a formação de uma "coalizão nacional e internacional" de ajuda humanitária para a Venezuela com pontos de armazenamento no Brasil e na Colômbia.

Segundo explicou, esta ajuda será direcionada, em sua primeira etapa, à população mais vulnerável.

Além disso, o administrador da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid), Mark Green, disse ontem que estão trabalhando para mandar ajuda humanitária à Venezuela.

O encarregado de coordenar a ajuda, o deputado Miguel Pizarro, disse no domingo no Twitter que "nesta semana será realizado o primeiro envio de ajuda humanitária para a Venezuela ao centro de armazenamento de Cúcuta" e que "em breve serão realizados outros envios a um centro de armazenamento no Brasil e a outro centro a ser definido".