Topo

Talibãs matam 10 civis afegãos que se negaram entregar aldeia

04/02/2019 14h50

Cabul, 4 fev (EFE).- Os talibãs mataram dez civis e feriram outros oito durante o ataque a uma aldeia da província de Samangan, no norte do Afeganistão, depois que os moradores tentaram resistir ao ataque e impedir que os insurgentes tomassem o controle da área.

Dezenas de talibãs atacaram ontem à noite uma remota e empobrecida aldeia do distrito de Dara-Souf sem a presença das forças de segurança com a intenção de capturá-la, mas os aldeões opuseram resistência desencadeando enfrentamentos, indicou nesta segunda-feira à Agência Efe o porta-voz do governador provincial, Sediq Azizi.

"Como resultado de quase três horas de batalha entre os moradores e os talibãs, dez aldeões morreram, entre eles uma mulher, e outros oito ficaram feridos", precisou a fonte, ao agregar que nos confrontos também morreram sete insurgentes.

De acordo com a fonte, esta aldeia fronteiriça com as inseguras províncias de Balkh e Sar-e-Pol carece de postos de controle das tropas afegãs, mas foi alvo do ataque porque seus moradores são pró-governo.

Nesta manhã, as forças de segurança chegaram à zona e os talibãs fugiram aos distritos próximos, o que permitiu a evacuação dos feridos.

O controle do Governo do Afeganistão sobre o território do país está no seu nível mais baixo dos últimos quatro anos após perder espaço frente aos talibãs, segundo dados do Inspetor Especial Geral para a Reconstrução do Afeganistão (SIGAR) do Congresso dos Estados Unidos.

Nos últimos meses, insurgentes e representantes dos EUA mantiveram contatos nos Emirados Árabes Unidos e Catar e os talibãs também se reuniram com representantes iranianos em Teerã no final do dezembro com o objeto de abrir possíveis negociações de paz. EFE