Ucrânia reconhece Guaidó como único líder democrático na Venezuela
Kiev, 4 fev (EFE).- A Ucrânia reconheceu nesta segunda-feira o chefe da Assembleia Nacional da Venezuela, Juan Guaidó, como único presidente democrático do país.
"A Ucrânia reconhece Juan Guaidó como líder do único órgão de poder democraticamente eleito da Venezuela, a Assembleia Nacional, e também como líder da oposição democrática", afirmou a porta-voz do Ministério de Relações Exteriores, Yekaterina Zelenko, em nota.
O comunicado ressalta o "retorno da gestão democrática" na Venezuela depende de Guaidó e outras lideranças políticas. E, para a Ucrânia, a meta deve ser a obtenção de um acordo para a realização de eleições supervisionadas por observadores internacionais.
"A Ucrânia pede que seja feito o possível para evitar uma solução para a crise política com métodos de força", ressaltou Kiev.
Vários países-membros da União Europeia reconheceram hoje Guaidó como presidente interino da Venezuela, com a esperança de que ele convoque eleições para resolver a crise no país.
Em um primeiro momento, o chanceler da Ucrânia, Pavlo Klimkin, disse que os protestos da oposição venezuelana lembravam o movimento que derrubou Viktor Yanukovich da presidência ucraniana.
"Devemos apoiar o espírito de liberdade e justiça", disse o ministro. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.