Incendios fazem Governo do Chile decretar "estado de catástrofe" em 3 regiões
Santiago do Chile, 5 jan (EFE).- O Governo do Chile decretou nesta terça-feira "estado de catástrofe" em três regiões do país, devido aos incêndios florestais que, até agora, deixaram dois mortos e cerca de 10 mil hectares de vegetação destruídos.
De acordo com comunicado do Ministério do Interior do país, o decreto vale para Biobío, La Araucanía e Los Ríos, que registraram juntas mais de 630 incêndios.
Além dos dois mortos, já estão registrados 119 desabrigados e, ao menos, 25 casas destruídas.
O "estado de catástrofe", ou o estado de exceção constitucional, permite contar com a participação direta das Forças Armadas para garantir o controle da ordem pública necessária para combater e prevenir os incêndios.
A partir de agora, a autoridade militar designada em cada região coordenará todos os serviços e organismos públicos, e fortalecerá a rede de apoio logístico para o combate as chamas.
Além disso, poderão adotar todas as medidas necessárias para evitar riscos, dar tranquilidade a população e facilitar os trabalhos de evacuação e resgate.
O ministro interino do Interior, Rodrigo Ubilla, afirmou que o Governo dispor de todos os meios que tiver à disposição para enfrentar esse tipo de emergência e levar tranquiliadde aos moradores das regiões afetadas. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.