Topo

Papa encerra visita aos Emirados Árabes Unidos e embarca de volta ao Vaticano

05/02/2019 10h21

Abu Dabi, 5 feb (EFE).- O papa Francisco embarcou nesta terça-feira para Roma após o término da primeira visita de um pontífice à península arábica, berço do islã, onde celebrou uma missa para milhares de pessoas e agradeceu às autoridades locais pela "calorosa recepção".

Francisco saiu do aeroporto presidencial da capital dos Emirados Árabes Unidos (EAU) após dois dias de visita nos quais participou de um diálogo inter-religioso e celebrou uma missa para membros da comunidade cristã residentes no país árabe.

Pouco antes de seguir viagem, o papa enviou um telegrama ao presidente dos EAU, Khalifa bin Zayed al Nahyan, a quem agradeceu pela "calorosa recepção e generosa hospitalidade" e deu sua bênção ao povo emiradense.

Na missa, o papa pediu aos cerca de 170 mil fiéis que a acompanharam dentro e fora do estádio Sheikh Zayed que as comunidades cristãs sejam "um oásis de paz" na península arábica, informou o Vaticano em um comunicado.

Em sua mensagem, o papa lembrou os ensinamentos de São Francisco de Assis, uma referência constante nesta visita, já que há oito séculos o santo foi ao Egito para se encontrar com o sultão Malik al Kamil.

Ontem, o papa Francisco pediu paz entre os "irmãos" de todo o mundo e de todas as crenças, pois é preciso "construir um futuro juntos", uma mensagem que também foi reproduzida em um documento conjunto com as mais altas autoridades da corrente sunita do islã. EFE