Topo

Rússia fabricará novos mísseis em menos de 2 anos para responder aos EUA

05/02/2019 12h20

Moscou, 5 fev (EFE).- O ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, anunciou nesta terça-feira que o país desenvolverá em menos de dois anos as variantes terrestres do míssil de cruzeiro Kalibr e do míssil hipersônico de médio alcance, em resposta à decisão dos Estados Unidos de abandonar o primeiro tratado de desarmamento nuclear após a Guerra Fria, o INF.

"Durante 2019 e 2020 devemos desenvolver uma variante terrestre do sistema Kalibr com mísseis de longo alcance que teve muito bom rendimento na Síria", disse Shoigu durante uma reunião no Ministério da Defesa.

Além disso, o ministro lembrou que "no mesmo prazo serão fabricados os sistemas de mísseis terrestres com foguetes supersônicos".

Shoigu destacou que o fato de esses mísseis já existirem em suas versões marítima e aérea "permitirá reduzir consideravelmente o prazo para a fabricação de novos mísseis e seu custo".

"O importante é aumentar o alcance dos sistemas de mísseis terrestres já existentes", explicou o ministro.

Shougu ordenou a seu vice-ministro, Alexey Krivoruchko, que seja iniciado "em breve" o trabalho para o desenvolvimento de tal armamento, dentro do orçamento estipulado para os próximos anos.

O ministro propôs a fabricação de novos mísseis no último sábado ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, quando este anunciou a retirada de Moscou do tratado INF, assinado pelos EUA e pela então União Soviética em 1987.

Desde que decidiu intervir na Síria, em 2015, a Rússia utilizou os mísseis Kalibr para atacar posições jihadistas no país árabe com fragatas no Mediterrâneo e no mar Cáspio. EFE