Araújo debate com Almagro logística para enviar ajuda humanitária à Venezuela
Washington, 6 fev (EFE).- O ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, discutiu nesta quarta-feira, em Washington, com o secretário-geral da Organização de Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, a situação da Venezuela e a logística necessária para envio de ajuda humanitária ao país.
"Trocamos ideias sobre a Venezuela. É importante conhecer a opinião da OEA sobre esse assunto também. Há muitas maneiras que eles podem atuar nisso", afirmou o chanceler após o encontro.
Segundo Araújo, o Itamaraty está trabalhando com outros ministérios do governo do presidente Jair Bolsonaro para preparar a logística necessária para levar ajuda humanitária à Venezuela.
Os dois também discutiram como a OEA pode seguir apoiando o autoproclamado presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó.
A visita a Almagro é mais um dos compromissos do chanceler brasileiro em Washington. Ontem, ele se reuniu com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, e com o assessor de Segurança Nacional da Casa Branca, John Bolton.
Na segunda-feira, Araújo participou de uma reunião do Grupo de Lima no Canadá. O bloco é formado por Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Honduras, Panamá, Paraguai, Peru e México. O governo mexicano, no entanto, se distanciou das discussões devido às ações do grupo contra a Venezuela.
Guaidó anunciou que a ajuda humanitária pedida pela Assembleia Nacional da Venezuela, presidida por ele, à comunidade internacional será armazenada em três centros, um deles no Brasil.
O governo de Bolsonaro, no entanto, ainda não definiu onde ele será instalado. A expectativa é que os produtos sejam levados para Pacaraima, em Roraima, na fronteira com a Venezuela. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.