Topo

Guaidó afirma que mudança política na Venezuela é irreversível

06/02/2019 17h51

Caracas, 6 fev (EFE).- O chefe da Assembleia Nacional da Venezuela, Juan Guaído, autoproclamado presidente interino do país, afirmou nesta quarta-feira que o processo de mudança política que a Venezuela está vivendo é irreversível.

"Alguns disseram ontem que o nosso movimento está esfriando. Agora seguiremos na rua, seguiremos nos reunindo com todos os seguidores, reunindo as nossas capacidades", disse Guaidó em um encontro com produtores agropecuários em Caracas.

Guaidó disse entender a ansiedade dos venezuelanos porque sempre quis viver em uma democracia e também por compartilhar do sofrimento da população, que não tem como alimentar seus próprios filhos.

"Mas esse processo que estamos promovendo é irreversível, povo da Venezuela. Seguiremos em frente", prometeu o deputado.

O líder da oposição usou o encontro para convocar a população para protestar contra o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, que, na visão de Guaidó, está "usurpando" o poder.

"Quando falamos de eleições livres significa que deve ser para sempre, democracia para sempre, liberdade para sempre. Não é algo que inventamos simplesmente para atravessar um momento político. É uma estrutura política com capacidade", defendeu Guaidó.

O autoproclamado presidente interino do país pediu que os venezuelanos não se deixem enganar por áudios falsos que circulam no WhatsApp e redes sociais. Essas gravações dizem que Maduro deixará a presidência em breve e falam sobre a data de chegada da ajuda humanitária pedida por Guaidó à comunidade internacional ao país.

No encontro com os produtores, Guaidó pediu que eles estejam preparados para retomar as plantações e garantir empregos no país, prometendo interromper as "importações desnecessárias". EFE