May quer modernização da Otan em cúpula de dezembro em Londres
Londres, 6 fev (EFE).- A primeira-ministra britânica, Theresa May, pediu nesta quarta-feira medidas para "modernizar" a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) na cúpula de chefes de Estado e Governo que acontecerá em dezembro em Londres.
"O Reino Unido é um dos membros fundadores da Otan e me satisfaz que o secretário-geral (norueguês Jens Stoltenberg) tenha pedido para nós sermos os anfitriões de uma reunião dos líderes neste ano para celebrar seu 70° aniversário", declarou em comunicado.
May reconheceu que durante décadas a Aliança Atlântica, fundada em 1949 como um mecanismo de defesa coletiva de seus membros, "foi o pilar de nossa segurança", mas afirmou que hoje "os desafios são muito diferentes".
"O Reino Unido desempenhou um papel central ao longo da história da Otan e tem se adaptado para enfrentar as novas e complexas ameaças à nossa segurança", constata a primeira-ministra.
May ressaltou que "a cúpula de dezembro é uma grande oportunidade para determinar os passos a tomar a fim de modernizar a Aliança e assegurar seu êxito no futuro".
Ao anunciar a cúpula, Stoltenberg lembrou que "Londres foi o lar da primeira sede da Otan", atualmente localizado em Bruxelas, e o Reino Unido "um dos 12 membros fundadores".
Em abril será comemorado os 70 anos da assinatura do Tratado de Washington que formou a Otan, por isso que os ministros de Relações Exteriores dos 29 países aliados se reunirão na capital americana para comemorar essa efeméride.
May se pronunciou sobre a próxima cúpula em Londres enquanto realiza uma visita à Irlanda do Norte, com a qual pretende obter apoios ao seu plano para a saída da União Europeia (UE). EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.