Topo

Primeiro-ministro macedônio classifica adesão à Otan como "dia histórico"

06/02/2019 12h00

Skopje, 6 fev (EFE).- O primeiro-ministro da Macedônia do Norte, Zoran Zaev, qualificou esta quarta-feira de um "dia histórico" para o país por causa da assinatura em Bruxelas do protocolo de adesão da ex-república iugoslava à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

"Este é um dia histórico para todos os nossos cidadãos. Hoje a maior aliança de segurança do mundo nos deu as boas-vindas. Nos sentamos na mesma mesa, ombro a ombro, com nossos aliados", afirmou Zaev no Facebook após a assinatura histórica do documento.

O primeiro-ministro macedônio ressaltou que, com a entrada na Otan, seu país garante uma "estabilidade duradoura".

"O progresso e o desenvolvimento são agora imparáveis", ressaltou o primeiro-ministro.

Uma vez que o protocolo assinado hoje for ratificado pelos parlamentos nacionais dos 29 países-membros, a Antiga República Iugoslava da Macedônia se transformará integrante, em pleno direito, da aliança militar sob seu novo nome, Macedônia do Norte.

O parlamento grego votará nesta sexta-feira o mencionado protocolo, convertendo-se assim no primeiro aliado a ratificá-lo, caso conte com a aprovação da Câmara, que é considerada praticamente certa.

Skopje e Atenas assinaram em junho do ano passado o chamado Acordo de Prespà, pondo fim a quase três décadas de disputa pelo nome da ex-república iugoslava, um conflito que fez com que a Grécia bloqueasse sua entrada na Otan e na União Europeia (UE).

Com o problema resolvido, espera-se que a Macedônia do Norte possa iniciar ainda este ano as negociações para ingressar na UE. EFE