Trump inicia discurso diante do Congresso pedindo cooperação entre partidos
Washington, 5 fev (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, iniciou nesta terça-feira seu discurso anual diante do Congresso com um chamado à cooperação entre os dois partidos, por considerar a divisão do Legislativo, com uma casa controlada por republicanos e outra por democratas, como uma "nova oportunidade na política" do país.
"Milhões de concidadãos estão nos observando agora, reunidos aqui, esperando que governemos não como dois partidos, mas como uma nação", disse Trump durante o seu discurso anual sobre o Estado da União.
"Há uma nova oportunidade na política americana, se tivermos a coragem de aproveitá-la juntos. A vitória não é ganhar para o nosso partido. A vitória é ganhar para o nosso país", acrescentou.
Ao chegar ao seu palanque no Congresso, Trump cumprimentou a nova presidente da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi, mas durante o seu discurso evitou felicitá-la por sua chegada ao cargo no último dia 3 de janeiro, como resultado da vitória da oposição nos pleitos de novembro do ano passado.
Em 2007, quando Pelosi se tornou pela primeira vez presidente da Câmara, o então presidente republicano George W. Bush (2001-2009), abriu seu discurso do Estado da União com uma felicitação à veterana política democrata.
Desde que Pelosi ocupou o cargo no mês passado, os desencontros entre a líder da maioria democrata e Trump foram vários e vieram ocasionados principalmente pelo fechamento parcial do governo, iniciado em 22 de dezembro e que durou 35 dias, o mais longo da história dos EUA.
Esse fechamento parcial administrativo aconteceu devido às diferenças entre Trump e os democratas sobre os fundos para construir um muro fronteiriço com o México.
No entanto, e apesar da possibilidade de que o governo feche novamente se não houver um acordo antes de 15 de fevereiro, Trump assegurou que seu discurso acontecia em um "momento de potencial ilimitado".
"Agora que começamos uma nova legislatura, estou preparado para trabalhar com vocês para conseguir avanços históricos para todos os americanos", destacou. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.