Apuração final confirma Nayib Bukele como presidente eleito de El Salvador
San Salvador, 7 fev (EFE).- O Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) de El Salvador ratificou nesta quinta-feira Nayib Bukele, da Grande Aliança pela União Nacional (Gana, centro-direita), como vencedor das eleições presidenciais ao terminar a apuração dos resultados.
O presidente do TSE, Julio Oliveira, afirmou em entrevista coletiva que a apuração final confirmou que Bukele obteve no primeiro turno 1.434.856 votos (53,10%), à frente dos candidatos da Aliança Republicana Nacionalista (Arena, direita) e da Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional (FMLN, esquerda).
A vitória de Bukele tinha sido anunciada no último domingo, quando o TSE informouque com 90% concluídos da apuração preliminar a vantagem do presidente eleito sobre o segundo colocado, Carlos Calleja, da Arena, era "irreversível".
Com este resultado se rompe o bipartidarismo mantido pela Arena e pela FMLN no Executivo nas últimas cinco Administrações.
Calleja foi o segundo colocado com 857.084 votos (31,72%), enquanto Hugo Martínez, do FMLN, apareceu em terceiro com 389.289 (14,41%). EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.