Topo

Dez guerrilheiros maoístas morrem em operação das forças indianas

07/02/2019 11h24

Nova Délhi, 7 fev (EFE).- Pelo menos dez guerrilheiros maoístas morreram nesta quinta-feira em uma operação das forças de segurança da Índia contra um campo de treinamento dos insurgentes em uma floresta no estado de Chhattisgarh, no leste da Índia.

"Foram recuperados os corpos de dez naxalitas (como são conhecidos localmente os maoístas) e 12 armas foram apreendidas", afirmou à Agência Efe Mohit Garg, superintendente da Polícia do distrito de Bijapur, onde aconteceu a ofensiva.

Uma equipe da Guarda de Reserva do Distrito (DRG, na sigla em inglês) atacou na manhã de hoje um centro de treinamento da guerrilha em uma região com alta presença de maoístas, detalhou a fonte, acrescentando que não há feridos e descartando baixas entre as forças de segurança.

O movimento naxalita, denominado assim porque nasceu após uma revolta na aldeia bengali de Naxalbari em 1967, busca impor uma reforma agrária de caráter maoísta e continua ativa após meio século de operações, sobretudo no chamado "cinturão vermelho", uma faixa de território que percorre o centro e o leste da Índia.

Em novembro do ano passado, cinco pessoas morreram e outras três ficaram feridas depois que a guerrilha maoísta detonou uma bomba durante a passagem de uma viatura policial também em Chhattisgarh.

Segundo dados do Portal de Terrorismo do Sul de Ásia, ocorreram 412 mortes no ano passado na Índia em incidentes relacionados com os maoístas, 108 deles envolvendo civis, 73 membros das forças de segurança e 231 guerrilheiros. EFE