Topo

Deslizamentos de terra deixam 5 mortos em Arequipa, no Peru

08/02/2019 16h32

Lima, 8 fev (EFE).- As fortes chuvas que caem na região sul do Peru provocaram transbordamentos de rios e deslizamentos de terra que deixaram cinco mortos em duas províncias da Arequipa, informaram nesta sexta-feira as autoridades locais.

O distrito de Aplao, na província de Castilla, registrou um grande deslizamento de terra, que deixou três mortos, incluindo uma jovem de 16 anos, que foi encontrada hoje entre os escombros da casa onde morava.

Pelo menos 30 imóveis foram destruídos e os danos se estendem a Casquina, Caspani e La Barranca, de acordo com Edy Medina, conselheiro de Castilla. Além disso, dois mineradores morreram soterrados em um deslizamento de terra na entrada de uma mina no distrito de Río Grande, na província de Condesuyos.

O Centro de Operações de Emergência Nacional (Coen) informou hoje que soldados chegaram a Aplao para apoiar nos trabalhos de limpeza das zonas afetadas. Já funcionários da empresa Provías Nacional limpam o trecho División Aplao - Aplao, da estrada de Castilla.

O governo de Arequipa enviou tendas, ferramentas, colchões e alimentos para a população afetada.

O prefeito de Río Grande, Pedro Huashuayo, declarou à agência estatal "Andina" que solicitou máquinas pesadas e combustível para a Defesa Civil para resgatar os corpos dos mineradores. Por sua vez, o governador de Arequipa, Elmer Cáceres Llica, está em Aplao desde ontem para coordenar com o prefeito de Castilla, Raúl Cáceres, a ajuda para os afetados e os trabalhos de limpeza das vias, além da criação de estradas alternativas.

Outras regiões do sul do pais, como Tacna, Moquegua, Puno e Cusco, também foram atingidas pelas intensas chuvas, frequentes nesta temporada, mas que ameaçam regiões ribeirinhas e causam transbordamento de rios em diversos povoados, com a consequente destruição de pontes, estradas e casas. EFE