Partido opositor tailandês apresenta a princesa Ubolratana como candidata
Bangcoc, 8 fev (EFE).- O Thai Raksa Chart, partido opositor à junta militar da Tailândia, apresentou nesta sexta-feira a princesa Ubolratana como sua candidata a primeira-ministra nas eleições do próximo dia 24 março, as primeiras após o golpe de estado do ano de 2014.
Uma delegação do partido mostrou a fotografia da irmã mais velha do rei Vajiralongkorn, de 67 anos, na documentação apresentada na sede da comissão eleitoral, hoje quando termina o prazo das inscrições dos candidatos.
O Thai Raksa Chart é uma das formações ligadas ao ex-premier Thaksin Shinawatra que ganharam todas as eleições desde 2001, incluindo o Puea Thai, cujo governo foi deposto no último golpe.
"O partido Thai Raksa Chart está profundamente honrado por receber a gentileza de Ubolratana Rajakanya em aceitar a indicação do partido como primeira-ministra", disse o partido, através de um comunicado.
Além disso, o partido destacou a vida de plebeia de Ubolratana nos Estados Unidos "após renunciar seu título real em 1972" depois de se casar com um americano, e seu trabalho em vários projetos sociais desde que retornou para a Tailândia.
"Ela concluiu que é hora de se voluntariar para servir como primeira-ministra, ajudar o país e as pessoas usando os conhecimentos e habilidades adquiridos ao longo dos anos em vários aspectos, tanto em nível local, como no exterior", acrescentou.
Sua nomeação foi anunciada minutos antes do chefe da junta militar e primeiro-ministro, Prayut Chan-ocha, também anunciar sua candidatura.
Em discurso na Casa do Governo, Prayut anunciou que aceita o convite do Phalang Pracharat, partido liderado por vários ex-ministros do seu governo.
No mês passado, a junta militar convocou as eleições após vários atrasos e estando mais de quatro anos no poder, período em que aprovou uma nova Constituição que restringe a margem de manobra dos governos eleitos. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.